Evite molhar seus sapatos, mas caso isto ocorra, nunca coloque-os no sol. Deixe-os secar à sombra e longe também de qualquer outra fonte de calor. Ou seja, nada de deixar atrás de geladeiras, usar secador de cabelos, etc. Colocar jornal na parte de dentro do sapato ajuda a absorver a umidade e ainda mantém a forma do calçado.
Couro em geral
Umedeça levemente uma flanela macia e passe delicadamente sobre a superfície para retirar a sujeira. O ideal é utilizar produtos impermeabilizantes para calçados que existem no mercado logo que eles sejam comprados, pois isto evita a absorção de líquidos pelo couro desde seu primeiro uso. Sprays, graxas e pomadas próprias também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras.
Couro tipo camurça e nobuck
Escovas de cerdas bem macias são o principal aliado deste tipo tão delicado de couro. Existem escovas próprias para camurça e nobuck, mas isto não é obrigatório; basta serem bem macias. As escovas devem ser utilizadas sempre secas.
Couro tipo croco e cobra
Use apenas flanelas e panos macios secos. Assim fica mais fácil de retirar a sujeira que por ventura se acumule nas texturas.
Couro verniz
Utilize somente flanelas e panos macios umedecidos. Jamais use escovas, pois elas podem riscar o verniz.
Outros cuidados para manter o seu Bottero sempre bonito, novinho e cheiroso:
O ideal é sempre guardar seus sapatos com fôrmas próprias ou preenchendo seu interior com papel ou jornal amassado. Botas de cano alto podem ser preenchidas com revistas enroladas, ajudando assim a manter seu formato intacto.
Calçados precisam “respirar”, os de couro principalmente. Após um dia inteiro em contato com os pés é ideal deixar o seu sapato em ambiente arejado (evite deixar em banheiros por sua típica umidade), à sombra e logo que você os descalce. O uso de sapatos de couro por dois dias seguidos não é recomendado, pois além da deformação acentuada do material, ele pode acumular odores, o famoso chulé.
Por falar em odores, é sempre indicado que além da higiene diária dos pés e o uso de meias sempre limpas, a utilização de talcos próprios.